Trilha: Subida do Morro do Cruzeiro em Taubaté

 Morro do Cruzeiro

O morro do cruzeiro em Taubaté está localizado na zona rural da cidade, perto do bairro do Monjolinho e Barrinho, trata-se de uma colina de aproximadamente 1120 metros de altitude, sendo o local mais alto da cidade. 

Existem várias formas de se subir esse morro, que da uma incrível vista 360º da cidade, nessa postagem vou falar sobre a subida pela fazenda pasto grande, que apesar de ser mais longa, é provavelmente um pouco mais fácil e acessível do que as outras (que até mesmo não estavam acessíveis no dia que eu fui).
 
A subida ocorreu no final de Novembro de 2023, era um dia ensolarado, garantindo uma vista clara da cidade e até mesmo da serra. O local tende a ser mais movimentado na Semana Santa, quando grupos sobem até mesmo de madrugada em oração até a capela no topo da colina.
 

Orientações:

Quem avisa amigo é, então segue algumas dicas para você fazer uma boa subida:
 
  • Veja o mapa da trilha e exporte para seu GPS aqui: mapa
  • É uma trilha que a maior parte é de subidas, então preparo físico é necessário.
  • Não vá em dias de chuva ou após chuva, é tudo terra, vai virar barro e dificultar.
  • Recomendo subir andando, carro não pode acessar o local e bicicleta vai ter dificuldade devido a erosão atual (2023).
  • Leve pelo menos 2 litros de água, não tem como abastecer no percurso.
  • Leve comida, você vai sentir fome.
  • Não aconselho ir sozinho, zona rural é perigoso, por causa das pessoas e animais, lá é onde o filho chora e a mãe não vê. 
  • O local é indicado por várias placas que é particular e que é proibido ir na trilha, não vou comentar sobre isso, apenas cuidado e deixe o carro/moto longe do portão de entrada da fazenda. 

Caminho:

Vou comentar sobre o percurso, você já deve ter baixado o mapa certo? se não baixou clique aqui para fazer isso.

A trilha começa antes da entrada da fazenda, no ponto verde, no primeiro marcador amarelo a esquerda você vai encontrar o acesso da vila rural da fazenda pasto grande, ele é fechado e informa que a trilha está fechada, o que vi no dia que é mais para evitar pessoas de irem lá. A trilha segue esse caminho laranja e o segundo marcador se trata de uma bifurcação, o terceiro é um portão e o quarto outra bifurcação. O ponto vermelho é o final, o topo do morro.
Esse gráfico é a mudança de inclinação do terreno, partindo de 652 metros e chegando a 1122 metros, totalizando então 470 metros de subida, perfazendo 6,37 km (que podem ser reduzidos caso alguém deixe você na porta da fazenda no primeiro marcador, mas não deixe o carro ali em hipótese alguma). lembre-se que tudo que sobe desce.
 
 
O tempo total que eu fiz foi de cerca de 2h30 ou 3h de subida, devido a diversas paradas que o grupo fez para respirar e comer. Mais 2h para realizar a descida. 

Acompanhe o trajeto:

Fazenda Pasto grande

A charmosa fazenda pasto grande é uma sede de fazenda histórica do período colonial, se destaca pela fachada com várias janelas de cor vermelha e o pátio para secar café feito de pedras.

Ali se inicia a caminhada (ou se continua se você seguir minha dica), se trata de uma comunidade com várias casas.





Primeira parte de mata fechada

Terminando o trecho da vila da fazenda pasto grande a subida já começa através de uma mata fechada, ali estava muito úmido e repleto de lama, repara-se também que passou um trator ali que deixou sulcos profundos na terra




A cerca marca o fim da primeira parte de mata fechada

Repare que a capela está no topo deste morro, que é o destino


Bosque do gado

Saindo pela cerca você vai achar um descampado com muito gado, cuidado com o caminho (bastante adubo), no mais as vacas foram mansas com a gente.

Saindo do bosque, vamos pelo campo, aqui não vai ter sombra até a próxima mata fechada

Por entre as árvores já vamos tendo um deslumbre da vista

No trecho onde o gado costuma ficar existe um caminho ao lado da estrada principal onde da para desviar do gado


Ao longe da para ver um rochedo, ali existe uma pequena queda d'água.


A cidade de Taubaté ao fundo, ainda estamos longe do topo


Apesar de aguas claras, não sei dizer se é potável, eu preferi não consumir devido a ser muito próximo do solo e ter um odor diferente

Trecho de erosão

Próximo a próxima mata fechada começa um trecho que sofreu com uma forte erosão, nada que um ser humano andando não consiga vencer, não sei dizer se é possível passar de carro (para mim não da, mas sempre tem um povo que acha que o Fiat Uno consegue)

Ali na frente começa

Interessante nesse local é ver as camadas de terra e sedimentos que ficaram visíveis após a erosão

É possível passar pelo lado





Trecho final

Terminando de subir o trecho com erosão, nós chegamos em um trecho misto que traz tanto matas fechadas como algumas clareiras na mata, esse trecho não é tão longo, mas é o pior. 

Aqui teremos muito trecho íngreme, ideal para subir depois de já ter andado alguns kms e estar cansado.
 
 
Continue subindo o bosque


A visão da cidade aqui já é boa, mas acredite, do topo do morro é ainda melhor

Aqui é o trecho final, mas ainda está um pouco longe, como você pode ver aqui, vai acontecer uma grande descida e depois uma subida bem inclinada.


Essa vai ser sua vista na hora de descer



O cercado marca que está quase lá

Quando chegar aqui, você chegou, está a poucos metros!


Morro do Cruzeiro

O destino é o topo, e lá você vai achar a capela do morro do cruzeiro junto ao... cruzeiro!

Veja a vista que te espera:

(A vista a olho nu é linda, as fotos abaixo foram registradas utilizando câmera profissional, com o zoom de sua lente, por isso a proximidade com a cidade, vale ressaltar que as fotos foram editadas de forma a melhorar a visualização dos detalhes, que por conta de luz, névoa e poluição, que foram visíveis na lente, ficaram meio "sem graça e sem cor")












O que você viu nas fotos:

Segue legendas para vocês entenderem o que estão vendo

Vermelho: Condomínio Vie Nouvelle e os dois prédios abandonados vizinhos. Verde: Edifício One Office Tower, o heliponto iluminado de noite deve ser incrível. Azul: Edifício ao lado do hemonúcleo na avenida do povo.
Rosa: Edifícios da avenida independência passando o quartel. Verde: antiga malteria do vale, atual Soufflet. Amarelo: Santuário de Santa Teresinha. Vermelho: as torres gêmeas (Ed. França e Inglaterra) na avenida Tiradentes. Azul: Conjunto Renaissanse na avenida Charles Schneider.


Amarelo: Maracaibo, bairro de Tremembé. Azul: centro da cidade, não consegui identificar prédios famosos ali. Rosa: torre do IDESA. Vermelho: casarão do parque do Itaim. Verde: acredito que seja a Casa de Custódia. Laranja: Prédio que soterrou o antigo casarão da Vila das Graças.
Distrito do Una

Cavex - Comando de aviação do exército brasileiro


Comentários

Postagens mais visitadas