Conheça: Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
Breve Histórico:
Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o nome é longo e a igreja que o carrega faz jus a ele. A Basílica de Aparecida é o maior centro de peregrinação religiosa do Brasil, localizado na cidade de Aparecida no Vale do Paraíba no estado de São Paulo, o templo é dedicado a invocação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, titulo dado a uma imagem de Nossa Senhora da Conceição que apareceu no rio Paraíba.
A história começa em outubro de 1717, quando o governador da capitania viria a fazer uma visita à cidade de Guaratinguetá, sendo então incumbido a um grupo de pescadores que fossem ao rio Paraíba através do porto Itaguaçu para que pescassem muitos peixes para o banquete. No entanto não havia peixes no rio, fazendo com que os pescadores ficassem o dia todo tentando pegar algo sem sucesso.
Diversos pescadores desistiram, e somente três persistiram, quando então pescaram nas redes um corpo de uma imagem, e logo depois uma cabeça, era a imagem de Nossa Senhora da Conceição, completamente negra. Como num milagre, após o encontro da imagem, os pescadores tiveram uma pesca surpreendente, e retornaram com os barcos cheios de peixes para Guaratinguetá.
Uma capela foi erguida as margens do rio e a imagem exposta no local, sendo ali onde ocorreu um dos primeiros milagres. A devoção e as graças alcançadas só cresciam, fazendo com que cada vez mais pessoas visitassem a imagem, levando com que fosse necessário se erguer uma nova igreja para receber os fiéis. No morro dos coqueirais se construiu a primeira basílica, hoje carinhosamente apelidada de Basílica Velha, que sem demorar muito já ficou pequena levando então a construção da Basílica Nova.
Hoje Aparecida é uma cidade independente, sua renda vem do mercado gerado pela consequência da fé, seja pela produção e comércio de produtos religiosos, o emprego na própria basílica ou da hotelaria que fazem a cidade parecer até mesmo uma metrópole de tanto prédio. A realidade é que Aparecida é uma experiência única, seja pela fé pulsante ou pela grandiosidade de tudo aquilo, é algo fora do comum, uma beleza e cuidado descomunal.
A Visita:
Foram diversas as vezes que fui para Aparecida, é um local único, com uma quantidade de pontos turísticos muito relevantes, é preciso de mais de um dia para visitar tudo e ainda assim é possível que algo fique de fora, pois Aparecida não para, as reformas não param, os novos espaços surgem a todo instante, é como se fosse uma eterna construção.
Basílica Nova:
Seu início ocorre em 1946, construída em alvenaria, o templo só foi consagrado em 1980 e ainda nessa época não estava totalmente concluído, como disse Aparecida é uma eterna construção, ainda hoje 2021 a igreja está repleta de andaimes na parte externa, provavelmente para as obras de acabamento externo que a igreja ainda não possui.
Na Basílica existem vários espaços, divididos em dois níveis principais, o solo e o subsolo, no subsolo se encontra várias instalações como:
-Casa do Pão, uma padaria para tomar um café da manhã/tarde
-Loja oficial do Santuário, com roupas, imagens, terços, etc.
-Uma loja de produtos de cera, são diversas peças de cera em formato de órgãos humanos, além de se vender as velas do tamanho das pessoas
-Sala dos Milagres, sem dúvida um dos locais mais emocionantes, se trata de uma enorme sala que expõem artefatos relacionados a milagres, lá você pode encontrar desde um chaveiro relacionado a alguma conquista, até um celular espatifado por ter recebido um tiro e salvado a vida de alguém, a sala é recoberta das mais diversas fotos nas paredes e longas prateleiras separadas por temas específicos, tudo lá é doado por pessoas que consideram ter recebido a graça por intermédio de Nossa Senhora Aparecida.
-Banheiros
-Acesso a Cúpula, um dos mais recentes pontos de visitação no Santuário é a subida até a cúpula central da igreja, que garante uma belíssima vista do interior da igreja, além de uma interessante exposição sobre as obras de construção do templo.
-Sala de Confissões, em uma enorme sala, pessoas fazem filas diante de portas, aguardando confessarem seus pecados.
-Capela de Adoração, uma vez que estive lá, existia uma capela no subsolo com o Santíssimo Sacramento exposto.
-Estúdio de televisão, ali é possível ver programas sendo feitos ao vivo e transmitidos na TV Aparecida.
Já no piso térreo temos esses locais:
-A nave da igreja, certamente o local principal da visita, já que é lá onde ocorre as missas, sempre acompanhadas de músicos contratados do Santuário, com um belíssimo órgão digital, presididas por padres Redentoristas (ordem católica responsável pelo santuário).
-Imagem de Aparecida, a verdadeira imagem que gerou toda a devoção fica exposta em uma área elevada dentro da igreja, acessada por uma rampa que se eleva por um lado da igreja e desce no outro.
-Capela São José, é como uma pequena igreja dentro da igreja, nessa capela ocorre missas quando a quantidade de pessoas é menor, normalmente durante semana.
-Capela do Santíssimo, no lado oposto da São José está a do Santíssimo, local onde fica o sacrário.
-Capela das Velas, como o nome sugere, é uma capela dedicada a isso.
-Torre Brasília, é a grande torre com o relógio onde se tem um mirante a 100 metros de altura e o museu com um grande acervo histórico.
Na área externa da igreja é possível achar ainda mais locais:
-Colunata, são os dois braços que formam um grande semicírculo em frente (na realidade é os fundos) da basílica, acolhendo aqueles que chegam.
-Capela da Ressureição, funciona como uma cripta, portanto lá estão os restos mortais dos bispos de Aparecida.
-Capela do Batismo
-Centro dos romeiros, lá você encontra inúmeras lojas e uma grande praça de alimentação com direito a redes bem conhecidas de fast-food.
-Museu de cera
-Aquário
-Campanário, uma torre com 13 sinos projetada por Oscar Niemeyer, nela os sinos marcam as horas do dia usando a famosa melodia do Westminster de Londres (também conhecido como Big Ben), mas o show mesmo ocorre ao 12h e as 18h, quando após os sinos marcarem as 12 ou 6 badaladas, iniciam o toque de alguma melodia em homenagem a Aparecida, no dia em que estive lá, foi tocado o "Viva Mãe de Deus e Nossa", logo após tocar refrão + verso + refrão, os sinos começam a balançar todos juntos, uma experiência emocionante.
-Acesso ao teleférico, ele leva até uma colina próxima, lá existe um espaço com mirante.
-Lojas de água, vela e outros produtos do Santuário.
-Morro do presépio, é como um parque em uma colina com estátuas representando o presépio junto a um chafariz.
-Passarela para o caminho do Rosário, é um acesso a o mais novo ambiente do Santuário, ele leva ao antigo terreno do Magic Park de Aparecida, um parque de diversões que existiu na cidade com atrações que iam desde um carrossel a uma montanha russa chamada "magic loop", o parque também tinha um splash e um mini mundo com miniatura de locais famosos internacionalmente. Mas nada disso está lá, na realidade o pórtico do parque foi transformado em uma espécie de espaço gourmet, e se mantem o lago do parque com cisnes nadando tranquilos. O local hoje é a vila dos romeiros, e tem uma estação de trem (não é bem um trem mesmo, tem formato de trem e anda num trilho que parece de montanha russa) que leva os visitantes até o porto Itaguaçu. O caminho até o porto pode ser feito a pé, utilizando o caminho do Rosário, que percorre paralelo ao trem, caso queira percorrer, é possível fazer o percurso rezando o Rosário, o tempo da certinho e toda vez que você terminar as 10 Ave-Marias, já vai estar chegando a um ponto de parada sinalizando algum dos mistérios, todo o percurso é repleto de jardins super bem cuidados e de cenários representando os mistérios. É simplesmente lindo.
-Passarela da Fé, da acesso ao centro antigo de Aparecida, com a Basílica Velha. O fim da passarela se da uma uma galeria que foi recentemente reformada.
Adiante, fotos com mais detalhes:
Basílica Nova por fora:
Parte dos fundos da igreja, onde se tem a tribuna e a área aberta circundada pela colunata |
Colunata no trecho abaixo da tribuna, as colunatas neste dia (julho/2021) estavam em reforma |
Corredores que circundam a Basílica |
Uma das grandes mudanças na torre Brasília foi a remoção do disco azul por traz dos ponteiros do relógio. |
A fachada principal da igreja estava neste dia passando por reformas |
As quatro fachadas serão revestidas com motivos bíblicos em mosaico |
Passarela da Fé |
Acesso ao subsolo |
O telhado em frente a igreja é o centro de apoio ao romeiro, esta foto foi tirada a partir da praça de alimentação. |
Vista a partir do morro do presépio |
Basílica Velha por fora:
Com estilo mais colonial voltado ao neoclássico e barroco, a Basílica Velha fica no centro da cidade, rodeada de comércios locais.
Possuí um belíssimo conjunto de sinos em suas torres que valem a pena ser ouvidos, ao 12h e 18h.
Basílica Velha por dentro:
A imagem presente no altar é uma réplica
Igualmente na basílica nova, a velha também tem uma rampa que da acesso a visitação da imagem.
Cúpula da Basílica Nova:
O passeio pode ser adquirido juntamente com a visita ao museu e mirante da torre Brasília, recomendo fortemente que escolha essa opção.
Antes de acessar a cúpula, se passa por dentro do telhado |
No local existe uma exposição |
Torre Brasília
A enorme torre do relógio de Aparecida é um prédio visitável com um mirante, seu acesso se da mediante a apresentação do ingresso no elevador que fica na base da torre. Dentro existe um museu muito completo com objetos pertencentes a basílica, isso vai desde capacetes de combatentes, bacias indígenas localizadas na cidade, cálices, cadeiras que os Papas usaram em visitas, etc. Vale muito a pena visitar.
Fotos tiradas do mirante:
Aparecida é rodeada por colinas, é uma cidade cheia de morros. |
Como braços que abraçam, ao fundo da basílica pode ser encontrado duas pequenas cúpulas que na verdade são a capela da ressureição e a do batismo. |
Morro dos Coqueirais, local da basílica velha, se liga com a nova por essa ponte. |
Tudo isso nessa avenida são barracas de camelô. |
Rio Paraíba margeando a cidade |
Torre do lado de fora. |
Morro do Presépio
Longe da agitação está esse parque que fica na lateral do estacionamento, muito bonito e pacífico.
O parque tem uma linda cachoeira artificial para completar a atmosfera. |
É só o que precisamos. |
Campanário
Ao lado da capela das velas está o novíssimo campanário da basílica nova, destoando completamente do estilo da igreja com um projeto de Oscar Niemayer.
O campanário toca uma melodia idêntica ao do Big Ben da Inglaterra marcando as horas, mas o carro chefe é às 12h e às 18h onde após dar as 12 badaladas o campanário toca Viva Mãe de Deus e Nossa e depois badala todos os sinos junto.
Um martelo interno bate os toques de hora e musicais, enquanto um martelo em pendulo bate quando o sino começa a balançar através de um sistema magnético |
Os sinos são ordenados por tamanho, por consequência do mais agudo ao mais grave |
Cidade de Aparecida
A cidade tem uma estrutura completa para o turismo, é interessante explorar um pouco o município além da atração principal que é a basílica, abaixo algumas fotos:
Comentários
Postar um comentário