Visita: Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso - Pindamonhangaba

Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso

Pindamonhangaba - São Paulo


A Visita:

Na virada do ano, durante minhas férias, tive a vontade de explorar um pouco mais o meu Vale do Paraíba, motivado ainda mais pela falta do dinheiro, então passeios nas redondezas eram mais convidativos. 
Pindamonhangaba é uma cidade bela e organizada, guarda em suas ruas ainda alguns locais de bastante interesse turístico e arquitetônico, dentre eles está a igreja matriz da cidade, construída em estilo neoclássico (arquitetura romana) tem linhas fortes e definidas, mas isso pode ser dito melhor em algum dia que eu fizer uma visita mais detalhada, por hora somente fotos internas de uma rápida passada por lá.

A igreja é envolta em uma penumbra misteriosa e deslumbrante, muito por causa das pinturas escuras que cobrem toda a parede e teto.

O presbitério se destaca por ser mais vívido, tendo um belo altar mor em mármore no estilo neoclássico.

Alguns altares laterais por sua vez possuem todo o trabalho feito em madeira, que inclusive precisam de cuidados urgentes.

As imagens na matriz são em um modo geral muito belas e delicadas, provavelmente muito antigas.

Bem no estilo romano, alguns nichos discretos trazem imagens claras, provavelmente de mármore ou algo imitando isso.

Os vitrais são poucos devido ao formato da igreja não ligar as paredes internas com as externas (existe um corredor entre elas), mas mesmo os poucos são muito belos.

Pelo menos dois altares laterais, mais próximos do altar principal, possuem esse formato mais para dentro da parede, permitindo a colocação curiosa desse vitral azul abobadado que o ilumina por cima com luz natural.

De inegável beleza, os azulejos português atrás da talha do altar trazem um vislumbre diferente ao templo, contrastando com as cores escuras do estilo romano e trazendo um acabamento diferenciado ao estilo da igreja.

Ao lado do presbitério fica o destaque para duas capelas, com altares de mármore, são reservados espaços com abundância de beleza.

A imagem no coroamento do altar é provavelmente a Santíssima Trindade.

Aos fundos e sem uso, está o grande órgão da matriz.

Fabricado por Mohrle, um organeiro residente do Brasil, o órgão é o segundo maior do Vale do Paraíba, ficando atrás do de Taubaté, tem em sua fachada tubos do registro Principal 16'.

O teto da igreja é abobadado, recoberto por pinturas.


Dia da visita: 28/12/2021

Comentários

Postagens mais visitadas